A iniciativa, organizada pela associação de jovens luso-descendentes em França Cap Magellan, tem como principal objectivo a redução do número de acidentes durante os longos trajectos que os portugueses efectuam de carro para passarem férias em Portugal, e também nos percursos depois das saídas nocturnas.
Luciana Gouveia, responsável pela iniciativa, disse à agência Lusa que, para chegar aos automobilistas, a campanha estará "nas estradas ao longo do caminho entre França e Portugal", e, para falar aos jovens, passará também por discotecas.
Entre o final de Julho e o início de Agosto, os voluntários da Cap Magellan vão abordar os automobilistas nas estradas das fronteiras (sobretudo no Norte de Espanha e no Sul de França), e, durante o mês de Agosto, vão estar em várias discotecas portuguesas.
"O suporte número um da campanha é o guia de verão, que no final tem conselhos de segurança rodoviária. Temos também panfletos, testes de alcoolemia e coletes reflectores. Mas o objectivo principal é falar com as pessoas e ir ao encontro delas, sensibilizá-las", explicou.
A campanha "Sécur'éte - verão em Portugal" volta este ano a ser "apadrinhada" por uma figura pública. José Carlos Malato, apresentador da RTP 1, disse aos jornalistas que a iniciativa terá um lugar de destaque no horário da televisão portuguesa, no programa que apresenta.
"Ao longo do verão vamos ter várias perguntas de prevenção rodoviária, também algumas perguntas sobre a Cap Magellan, no sentido de mostrar esta associação como representativa dos portugueses, e tentando sempre a universalização [da ideia], e depois falaremos da campanha numa emissão, especificamente", explicou.
Luciana Gouveia fez ainda um balanço positivo destas 10 edições: "Acreditamos que salvamos vidas com a nossa acção", afirmou.
A Cap Magellan tem cerca de cinco mil associados. É a maior associação de jovens luso-descendentes em França.
Público, aqui.