A programação, anunciada na terça-feira no restaurante Louro, em Nova Iorque, contempla 16 eventos que, segundo o diretor do escritório da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) em Nova Iorque, Rui Boavista Marques, "valorizam a marca Portugal de uma forma mais completa do que no ano passado", quando o festival se realizou pela primeira vez.
"O festival surgiu quando percebemos como era criativa e dinâmica a comunidade portuguesa na cidade e como seria ótimo ter um evento que consolidasse a marca de Portugal à volta de alguns aspetos em que o país é muito forte", explicou Boavista Marques à agência Lusa, sublinhando que, em 2013, "esses valores são alargados ao empreendedorismo, à inovação e à tecnologia."
Exemplo desse alargamento são a "Noite de Tecnologia Portuguesa", que reúne empreendedores portugueses com empresários e investidores americanos no dia 10, e a participação nacional na Next Expo, uma feira de tecnologia que acontece a 13 e 14.
Além disso, sublinha Boavista Marques, "há uma abertura à participação de empresas", como acontece com a Vista Alegre, que organiza uma exposição dos seus produtos no dia 22, e dos Vinhos Esporão, que celebram o seu 40.º aniversário com uma prova de no dia 24.
À semelhança do que aconteceu em 2012, a culinária continua em destaque com a realização de um jantar por quatro `chefs` (David Santos, do Louro, Rui Correia, do Douro, Luísa Fernandes, do Robert`s, e José Meirelles) com o tema "sabores portugueses à volta do mundo", e várias provas de vinhos, como a organizada pela Vinhos de Portugal, a 17, e a iniciativa da Vinho Verde, que se associa a mais de 40 lojas e restaurantes para promover os seus vinhos durante todo o mês.
Além disso, os queijos açorianos da Lactaçores estarão em destaque nos supermercados Fairway de New Jersey, Nova Iorque e Connecticut, com uma campanha de promoção com provas regulares ao longo do mês.
No dia 16, realiza-se pela terceira vez a Corrida do Dia de Portugal no Central Park, onde, a par de uma corrida de cinco milhas para adultos e uma prova para crianças, os 10 mil participantes esperados terão oportunidade de ouvir músicos portugueses, provar produtos nacionais e ganhar viagens ao país.
No final do mês, a cultura estará em destaque com uma palestra do arquiteto Siza Vieira no MoMA, para o qual o museu reservou o seu maior auditório, e uma visita à Sinagoga Portuguesa e Espanhola de Nova Iorque, onde será destacada a herança cultural e histórica judia em Portugal e na América do Norte.
O festival começa no dia três com o Dia da Europa na Bolsa de Nova Iorque, e termina a 28 com um evento da sociedade de estudantes pós-graduados universitários portugueses na América do Norte (PAPS, na sigla inglesa de "Portuguese American Post-Graduate Society").
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