"Sendo uma referência na informação em português no Luxemburgo, através do site Bomdia.lu, os portugueses na Europa são agora o nosso público-alvo", diz Ricardo Silva, presidente da associação que deu origem ao projeto BOM DIA.
Este responsável explica que o projeto original teve tanto impacto no Luxemburgo, "sobretudo na segunda e terceira gerações, através das redes sociais, que o passo lógico foi a expansão para os países europeus com maior presença portuguesa". Ricardo Silva salienta que a nova emigração portuguesa deu um impulso essencial à ideia, na medida em que forneceu mais colaboradores para uma iniciativa puramente associativa. "O BOM DIA é um projeto de jornalismo associativo em que os jornalistas, repórteres e outros criadores de conteúdo são na sua maioria voluntários", completa o presidente da associação.
Todo o processo de desenvolvimento dos novos sites do grupo BOM DIA foi executado por web designers, informáticos, grafistas, gestores de projeto e jornalistas portugueses. Inclusivamente, o font utilizado no site é o Exo 2 de origem nacional.
Criados com base nas mais recentes tecnologias internet, os sites oferecem conteúdo geograficamente localizado, selecionando notícias pertinentes segundo o país em que se encontra o leitor.
Tendo começado as suas atividades em 2001 no Grão-Ducado do Luxemburgo, este projeto tornou-se uma referência nas comunidades portuguesas, tendo inclusivamente finalistas, em 2014, pela Presidência da República no âmbito dos prémios para o empreendedorismo na diáspora.
Ver Local.pt, aqui.