Título O efeito do place attachment no consumo de produtos locais: estudo sobre o consumo de produtos portugueses na diáspora
Autor Rita Simão Boleixa
Orientador Beatriz Casais
Ano 2017
Institutição Faculdade de Economia, Universidade do Porto
Grau Mestrado
Área Economia e gestão internacional
Palavras-chave Place attachment, emigração portuguesa, internacionalização de marcas, país de origem, mercado da saudade
URI https://hdl.handle.net/10216/107825
Resumo
O place attachment é a ligação emotiva que um determinado indivíduo desenvolve com um determinado local, sendo o resultado de experiências, de relações e de memórias. A globalização leva as empresas a apostar na internacionalização, facilitando a mobilidade entre países e o relacionamento intercultural derivado do turismo e dos fluxos migratórios. Desta forma, as marcas tendem a tornar-se globais tentando estar presentes no maior número de países, apostando na comunicação dos seus pontos fortes, que passam pelo país de origem do produto e da marca, acabando por influenciar a escolha dos consumidores. Este facto levou os governos a trabalhar em conjunto com as empresas para criarem marcas-país com a intenção de promover o comércio internacional e atrair o turismo. O estudo apresentado tem como objetivo analisar se o nível de place attachment que a diáspora portuguesa desenvolve com Portugal tem efeito no consumo de produtos portugueses. Pretende-se analisar a recetividade do mercado da saudade para consumir produtos nacionais nos seus países de residência. Neste estudo, a população-alvo é o mercado da saudade e por isso é importante analisar o potencial de mercado para a exportação de produtos de origem portuguesa para a diáspora. Foi realizado um inquérito por questionário aos emigrantes portugueses para medir o grau de place attachment com Portugal, de modo a perceber se influencia o consumo de produtos portugueses. Os resultados obtidos, tendo como base uma amostra de 708 respondentes, indicam que o place attachment com Portugal é significativo, mas que não tem um efeito direto no consumo caracterizado pela falta de oferta, preços elevados e pela distribuição seletiva destes produtos. As categorias de produto mais procuradas são os produtos regionais, as conservas, o vinho e o bacalhau enquanto que os produtos menos procurados são de vestuário. Os resultados deste estudo permitem apontar caminhos para a exportação de empresas que tenham o mercado da saudade como alvo.