Título Empreendedorismo emigrante português. O caso do “Mercado da Saudade”
Autor Patrícia Isabel Dias Vieira
Orientador Aurora A.C. Teixeira
Ano 2014
Institutição Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto
Grau Mestrado
Área Inovação e empreendedorismo tecnológico
Palavras-chave Constrangimentos, emigrante, empreendedorismo, “Mercado da Saudade”, sucesso
URI https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/75000
Resumo
A emigração portuguesa voltou a ocorrer em massa nos últimos anos, motivada principalmente desde 2008, pelo aumento do desemprego, originado pela crise económica. Esta emigração tem vindo a ser alvo de estudo, nomeadamente quanto aos aspetos culturais, aculturação e redes sociais de emigrantes. No entanto, o empreendedorismo emigrante, designadamente o associado ao conceito do ‘Mercado da Saudade’ não foi ainda devidamente explorado. A presente dissertação pretende assim analisar o processo de criação de negócio por empreendedores emigrantes portugueses, cujo âmbito de atividade esteja associado ao ‘Mercado da Saudade’. Do ponto de vista metodológico, e em virtude da questão de investigação, optou-se por uma abordagem qualitativa, recorrendo-se a entrevistas semiestruturadas a 4 empreendedores emigrantes portugueses que criaram empresas associadas ao ‘Mercado da Saudade’, localizadas em Berlim, Londres, Macau e Madrid. Da análise da informação recolhida, emergiram 3 resultados/constatações principais: 1) poderá existir uma oportunidade de implantação de negócios associados ao ‘Mercado da Saudade’ português fora dos países da diáspora portuguesa, visto que o público-alvo considerado nos casos de estudo não é português, contrariando a definição tradicional de ‘Mercado da Saudade’; 2) A complexidade burocrática no processo de criação de negócio nos países de acolhimento foi a maior dificuldade experienciada por estes empreendedores. Tal dificuldade acrescida ao facto de não existir apoios oficiais nesta área deu origem à emergência do que se poderá designar como ‘empreendedorismo institucional’: a criação de uma associação de apoio a empreendedores emigrantes portugueses; 3) são fatores chave no empreendedorismo emigrante associado ao ‘Mercado da Saudade’ as características individuais dos empreendedores emigrantes, nomeadamente: grande capacidade de concretização, compromisso, resiliência, motivação e apetência ao risco, principalmente devido à acumulação da atividade profissional por conta de outrem com o processo de criação de negócio.